segunda-feira, 1 de julho de 2013

Filmes que Deveríamos Assistir

Olá!

Em meio a violência urbana, as manifestações populares, a guerra no Oriente Médio e conflitos pelos cantos do mundo, o cinema tão bem não fica para trás. Produção sobre guerras, sobre terrorismo, assassinos em série, e, as séries americanas para TV correm na frente, é um tal de matar gente, matar zumbi,... Mas há um oásis no meio disso tudo. Filmes produzidos para falar sobre questões mais profundas, para meditarmos sobre quem somos, o que fazemos aqui, são filmes de introspecção - talvez por isso não chamem a atenção das massas, que como dizia Baudrillard: "as massas silenciosas". "The Words" (As Palavras) faz jus a esse exemplo de, por assim dizer, e eu não gosto desse paradigma, drama. Conta a película que um rapaz tenta ser escritor, mas é rejeitado pela editora - há muita técnica no escrever, mas não há paixão. O rapaz casa-se e vai a Paris em Lua de mel, numa dessas andanças pela Cidade Luz eles estão numa loja onde a moça compra uma pasta para o marido. Bem, existe toda uma engenhosidade do roteiro apartir daí, que se eu contar perde a graça do filme. Devo dizer apenas que "The Words" é lírico, sensível e apaixonante e que vale muito assistir. Gostou? Segue o LINK


Nossa próxima dica de cinema em casa é o filme "Peaceful Warrior" (que teve o título no Brasil "Poder Além da Vida"). Um atleta americano de ponta, cotado para medalha de ouro sonha com um acidente que acontece, apartir daí todo um mundo se revela para ele, principalmente quando numa noite de insonia ele encontra um trabalhador de posto de gasolina, que vai-lhe ensinar algo jamais sonhado por ele. "Paceful Warrior" (na melhor tradução seria Guerreiro da Paz, ou da Luz) surpreende a cada cena, imperdível.


Outro filme que todo mundo deveria assistir é "The Mist" (O nevoeiro). O filme tem uma história bastante peculiar, numa cidadezinha um nevoeiro aparece e pessoas ficam presas num super mercado, dentre elas um pai (Cristopher Lambert) e seu  filho. La fora pessoas morrem, ninguém sabe bem o que está acontecendo. Dentro do super mercado começam a formar grupos, cada um quer fazer algo para sair dali. uns saem do local e morrem, uma mulher acredita que somente a fé salva (a fé religiosa, o fim está chegando e devem eles se arrepender dos pecados). Uma mãe diz que tem que sair pois deixou as duas filhas em casa sozinhas - ela sai e não é mais vista. Essa é a discussão em "The Mist" (O Nevoeiro), a fé, não somente a religiosa, mas a fé de maneira mais ampla, a fé na vida, nas pessoas. bastante interessante. Gostou?/Eis o LInk para assistir o filme completo.


Nosso último filme de hoje é "Enemy Mine" (Inimigo Meu), de Wolfgang Petersen, ,no longinquo ano de 1985,  história que se passa séculos ao nosso tempo onde a raça humana luta contra  outra raça, os Dracs, para ver quem domina mais planetas no universo. Numa dessas batalhas nas estrelas dois desses pilotos caem em um planeta hostil. A princípio tentam se matar, mas depois percebem que unidos sobreviverão. "Enemy Mine", embora de ficção científica, tem um mote interessante - o que é a verdade, o que é a amizade? Estrelas do filme Louis Cossett Jr e Dennis Quaid. 

É isso, façam a pipoca e bom filme!
Um abraço e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.