sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saúde e Música

Olá!

O que tem haver música com saúde? Há muito tempo, desde Platão e Aristóteles, sabe-se que a música afeta a saúde e o bem-estar das pessoas. Porém, por volta da metade do século XX a medicina começou a estabelecer uma relação entre a música e recuperação dos pacientes. Isso porque, após a Segunda Guerra Mundial, músicos foram chamados para auxiliar no tratamento dos feridos e, como a experiência surtiu efeito, as autoridades médicas decidiram habilitar profissionais nesse sentido. Foi criado o primeiro curso de musicoterapia em 1944, na Universidade Estadual de Michigan.

 De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade de Maryland ouvir músicas que nos agradão ajuda a manter o coração saudável.Para tanto, os pesquisadores escolheram dez pessoas não fumantes e mediram o pulso enquanto elas ouviam suas músicas prediletas. As pessoas passaram por uma "jejum" musical por quinze dias para fazer o experimento. Resultado: depois de 30 minutos ao som das canções, de country e sertanejo, preferidas, os cientistas  perceberam um aumento de 26%  no calibre dos vasos sangüíneos. Com a mesma duração, vídeos e histórias bem humoradas aumentaram o calibre dos vasos em 19%,  músicas para relaxamento 11% e Heavy Metal estreitou as veias em 6% (as "cobaias" ficaram ansiosas  e estressadas).
 "Acreditamos que esse tipo de estímulo provoque a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítrico, que dilata os vasos" concluiu um dos autores da pesquisa, o Cardiologista Michael Miller, fã confesso do Jazz  continua "Além disso o óxido nítrico reduz a formação de coágulos e o endurecimento das artérias".  O experimento também estudou a atuação do óxido nítrico no endotélio - uma camada que envolve as artérias e veias. A dilatação dos vasos faz com que a pressão diminua e que o sangue circule com mais facilidade e com isso há mais oxigenação no corpo.  O Neurologista e Maestro. Mauro Muskat, da Universidade Federal de São Paulo explica que "...quanto maior a oxigenação das células, melhor o funcionamento do cérebro, do coração e do sistema imunológico"
Um outra pesquisa, agora pelo Programa de Oncobiologia da UFRJ da conta que a Quinta Sinfonia de Beethoven ajuda na luta contra o câncer. É o clássico pam-pam-pam-pam!!! Todos conhecem ou já ouviram pelo menos uma vez. A pesquisa começou com a idéia de que poderia haver formas mais eficientes e menos tóxicas para o tratamento da doença do que quimioterapia e radioterapia. "essa terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam componente emocional. Mostramos que além disso a música produz um efeito direto sobre o nosso organismo." explica Márcia Capella, Biofísica do Instituto Carlos Chagas Filho, Coordenadora do Estudo.
A pesquisa expôs as células cancerosa (MCF-7, ligadas ao câncer de mama) a Sinfonia e uma em cada cinco delas morreu.  de acordo com a pesquisadora a células cancerosas crescem a cada 30 horas, foi então esperado dois dias e repetiu-se o tratamento musical. 20% das células morreram.

Eis um fato inegável, música pode alegrar e estressar as pessoas e até curar. Escutemos mais música então!  se você gostou da idéia e gosta de Música Clássica,  Jazz e/ou Instrumental acessa aí www.radiomec.com.br quem sabe não está tocando a Quinta de Beethoven! Se estiver com pressa para ouvir a música acessa o Youtube.

 Agradecimentos a Sidney Ferreira, Amigo, Parceiro que levantou o mote desse post com o e-mail enviado sobre Beethoven e a cura do câncer de mama. Valeu ! Todas as informações contidas aqui foram também pesquisadas no google, basta escrever "musica e saúde" que vai aparecer mais ou menos sete mil resultados.


Um abraço e até

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.