segunda-feira, 22 de julho de 2013

Erotismo e Afins

Olá!

Num País onde o que "abunda" é farto, nada melhor do que escrever sobre sexo. Nas artes tem sempre um ou outro artista e até grupos que preconizam o erotismo e às vezes a pornografia mesmo. Quem não conhece as histórias do Marques de Sade? Ou então o nosso brasileiríssimo "Anjo Ponográfico", Nelson Rodrigues. Eu, pessoalmente, não vejo Nelson Rodrigues como ponográfico, vejo-o mais como um cronista da vida cotidiana, com toda crueza que a vida nos é de vez em quando.
Adepto do Ateísmo, além de Escritor e Dramaturgo, Sade também foi um filósofo de idéias originais. Como livre pensador, ele usava sempre o grotesco para fazer críticas a sociedade, afrontas a religião dominante - e neste caso uma apologia ao crime, já que falar contra a religião à época era crime - por isso numa rotulação mais moderna, Sade foi considerado um autor "libertino". Durante décadas teve como personagem principal, Justine, uma encarnação do bem, bastante ingênua. Justine morre atingida por um raio que a rompe da boca ao anus, quando caminha em direção da igreja. Juliete, a irmã de Justine, a encarnação do triunfo do mal faz coisas abjetas como matar a melhor amiga atirando-a num vulcão e convencer o papa a fazer um discurso em defesa do crime para possuí-la na cama. As  orgias com o papa Pio VI, em plena igreja de São Pedro, no Vaticano, fazem parte da trama sacrílega e ultrajante do romance "Juliete".  Justine virou filme em 1969, com uma adaptação livre de Jesús Franco, no elenco Klaus Kinsky, Romina Power, Maria Rohm e Jack Palace. Para assistir o filme clique no link "Marquis de Sade: justine".

Na Literatura há o celebre livro Kama Sutra,. Kamasutram, palavra em sânscrito - Kama quer dizer literatura do desejo e sutra é o discurso de uma série de aforismos. O texto foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertenciam a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shatra  De acordo com Idra Sinha escritor e tradutor anglo-Indiano)  “Ao contrário do que muitos pensam, o Kama Sutra não é um manual de sexo, nem um trabalho sagrado ou religioso. Ele também não é, certamente, um texto tântrico. Na abertura de um debate sobre os três objetivos da antiga vida hindu - Darma, Artha e Kamadeva - a finalidade do Vatsyayana é estabelecer kama, ou gozo dos sentidos, no contexto. Assim, Darma (ou vida virtuosa) é o maior objetivo, Artha, o acúmulo de riqueza é a próxima, e Kama é o menor dos três.” Conta a tradição que Vatsyayana foi um estudante celibatário que viveu em Pataliputra, calcula-se que tenha nascido no início do século IV, o que , se estiver certa esta data, ele viveu da Dinastia Gupta - um período conhecido pela grande contribuição para a literatura sânscrita e para a Cultura Védica.

Na música destaco a ópera "Pownder her face", do Britânico Thoma Adès, com libretto de Philip HensherO tema da ópera é a vida de  Margaret Campbell, duquesa de Argyll, cujas façanhas sexuais eram coisa de escândalos e fofocas na Grã-Bretanha, em 1963, durante seus processos de divórcio. A ópera é explícita em sua linguagem e detalhes. A ópera tem oito cenas mais o epílogo. Aqui a soprano Érica Miller canta a ária "Don't you trust her?", algo como "você não confia nela?"  da cena cinco onde o Duque visita sua amante. Eles namoram e ela sugere que, em Londres, fala-se que  a da Duquesa seduz os homens nesta cidade.

Terminemos com algo inusitado, que devo confessar foi o que me deu o mote para este post. Fazia tempos que queria escrever sobre sexo e arte, mas nada me satisfazia. Trata-se do Alfabeto erótico, de Sergei Dimitrievich Merkurov  foi um importante escultor soviético-monumentalista de ascendência greco-armênio. Ele era artista da URSS do Povo, um acadêmico da Academia Soviética de Artes, e diretor do Museu Pushkin de Belas Artes 1944-1949. Merkurov foi considerado o maior mestre soviético de máscaras post-mortem. Ele foi o autor dos três maiores monumentos a Joseph Stalin na URSS. Dentre seus trabalhos está um curioso alfabeto (cirílico, claro) para ensinar adultos a lerem. As letras vem acompanhadas de desenhos de pessoas fazendo sexo. Uma idéia interessante para chamar atenção.Eis aqui o flip book para que desejar ver o conteúdo deste imaginativo alfabeto, o link é   http://www.raruss.ru/images/flippingbook/flipping-book/mercurov.html

Um abraço e até


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.