terça-feira, 6 de agosto de 2013

Do Eletroacústico ao desenho Chines


Olá!
 Hoje teremos dois destaques em Blah! Arg! Blarg! O primeiro é o compositor contemporâneo Zbigniew Karkowsky, da Polônia e o desenho animado "as Aventuras de Charlie Chan" da Hanna-Barbera. Zbigniew Karkowsky nasceu na Cracóvia em 1958, estudou estética da música moderna no College State of (Goterburgo, Suecia)e, também, Sonologia no Royal Conservatory of music, em Den Haag, na Holanda. na França foi aluno de Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Georges Aphergis.

Trabalha ativamente como compositor de música acústica e eletroacústica. Escreveu peças para grande orquestra (encomendadas e executadas pela Gothenburg Symphony Orchestra), além de uma ópera e diversas peças de música de câmara executadas por conjuntos na Suecia, polônia e Alemanha. É membro fundador do trio de performance eletroacústica interativa "Sensorband". Nos últimos oito anos, Zbigniew vive e trabalha em Tóquio. É um compositor a músico ativo por lá em música de ruído. Em 2011 Karkowsky esteve no Rio de Janeiro e participou de uma apresentação com o Grupo carioca "Chines Cookie Poets" eis um trecho, em vídeo, deste encontro
.
Por outro lado temos um livro sobre um detetive chines e seus filhos criado por Earl Deer Bigger em 1923, publicado em um romance de 1925. A idéia do autor era fornecer uma alternativa de personagem e estereótipos como o vilão Fu Manchu (este criado pelo inglês Sax Rhomer para ser um gênio do crime). Ao contrario de Fu Manchu, Charlie Chan é o esteriótipo da não-violência. O personagem foi alvo de dúzia de filmes da Fox. Em 1931 o ator sueco Waner Oland fez o papel do detetive na maioria dos filmes (de 1931 até 37), que foi interpretado também por Sidney Toler, Roland Winters. Em 1981 Peter Ustinov fez a última aparição de Charlie Chan. Na televisão Charlie Chan fez um grande sucesso entre as crianças da época com a produção da Hanna-barbera para "As Aventuras de Charlie Chan", detetive, pai de dez filhos que aprontavam a valer para descobrir os mistérios que o pai investigava.  Uma delicia que curti nos anos 70 com direito a um carro que se transformva em tudo. Confira a abertura do desenho na TV (ao lado). E para os fans de Peter Ustinov aqui vai o trailer da série para Tv com o ator.





Em minha busca por vídeos sobre Charlie Chan descobri um vídeo genial: o Ator Pat Morita, Nipo-Americano, nascido em Sacramento (California). Teve seu primeiro papel, em 1967, na Tv em "Thoroughly Modern Millie", em 1976 foi um vice-almirante em "Midway" e um capital Sul-coreano no seriado M.A.S.H. Mais tarde participou de um filme estrelado por jean Claude Vam Damme e uma série de TV estrelada por Kirk Douglas. Creio que o maior sucesso de Morita seja o "senhor Miyagi" nos tres filmes  "Karate Kid". Mas aqui ele aparece fazendo comercial da pasta de dente Colgate. Sensacional.

Por hoje é só.

Um abraço e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.