sexta-feira, 28 de junho de 2013

Monstros S/A

Olá!

Faz algum tempo que desenho animado deixou de ser um atrativo apenas para as crianças. Desenho animado sempre me fascinou: Tom e Jerry, Pica-pau, Popey, Du dudu e Edu, A turma do bairro, mas no cinema fica bem melhor, "A espada era a Lei", "Aprendiz de feiticeiro" (com o Mikey Mouse),  "Dumbo", "A Era do Gelo", "Titan", "Os Incríveis", "Madagascar" e a lista é grande. Mas a grande virada, pelo menos em 1981 diziam, começou co Heavy Metal: universo em fantasia".


"Heavy metal" foi considerado um marco, pela primeira vez a animação era realizada por computador, o mesmo aconteceu com um filme "Tron" que teve parte das suas filmagens computadorizada. A Academia nem premiou o filme por puro preconceito com a principiante artes gráfica.


Mas teve que se rendera Spielberg e "ET, o extra-terrestre" e a saga "Star Wars", mas "Tron, o legado" me surpreendeu. Acreditei que estava desgastado com o tempo, mas não foi o que presenciei.


No Brasil a virada aconteceu com "Castelo de Areia", mas até hoje um centro com equipamentos e verba para projetos ainda tem seu epicentro nos Estados Unidos, mas como já postei aqui alguns curtas de animação há também centros de excelência na França, Inglaterra, Rússia, entre outros países europeus. Branca de neve e Cinderela foram realizados sem efeitos de computador. Tudo era feito à mão, filmado quadro a quadro. Para se ter uma idéia cada 24 quadros formam um segundo, um desenho de 50 minutos.. uma hora... faz o cálculo de quanto se desenho e quanto se usou de papel e filme (que tinha ainda de ser revelado e montado. Hoje com a tecnologia é muito diferente. Pode-se ter por base até bichos e pessoas, mas tudo vai para dentro do computador e de lá manipula-se as imagens os sons e cria-se um mundo novo. Foi o que aconteceu em "Wall-E"

Quem tem o DVD dos " Os Incríveis"  e "Wall-E' deve ver também o material de making off é muito bacana. Do robozinho que encantou o mundo, além de como foi realizado o desenho, tem também um passeia pela história da sonoplastia, no Museu Walt Disney.  mas por que mais e mais adultos se interessam por animação? Simples, os temas abordados, a citação a filmes antigos como acontece em "Madagascar". Podemos fazer uma abordagem mais profunda como a amizade, o ciume, a raiva, bem versus o mal, e outras aproximações sobre o assunto. É o que acontece em Monstros S/A e com mais profundidade em "Universidade Monstro"



Agora é levar os pimpolhos no cinema ou ir sozinho mesmo que "gente grande" também tem direito de se divertir, não é!

Um abraço e até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.