sábado, 25 de janeiro de 2014

Parmegiani: o francês avant-garde

Olá!

Continuando nossa odisséia pelo mundo da música, hoje escreveremos sobre Bernard Parmegiani, Compositor francês recentemente falecido. Ele foi objeto, inclusive, do programa Eletroacústica, da MEC FM do Rio de Janeiro (98,9 FM), produzido e apresentado pelo também compositor Rodrigo Tichelli - este brasileiro. Por esta ocasião foi mostrada a obra "De Natura Sonora".




Entre 1957 e 1961 estudou mímica com Jacques Lecoq , um período mais tarde considerado como importante para seu trabalho como compositor. Ele se juntou ao Groupe de Recherches Musicales (GRM), em 1959, para uma master class de dois anos. Depois de deixar os seus estudos com Lecoq , ele foi o primeiro engenheiro de som e mais tarde foi colocado no comando da unidade de música / imagem para a televisão francesa ( ORTF ) . Lá ele trabalhou em estúdio com vários compositores notáveis como  Iannis  Xenakis. Na ORTF Parmegiani produziu música para inúmeros diretores de cinema , incluindo Jacques Baratier e Peter Kassovitz , e para um curta-metragem animado 1965 por Jan Lenica . Ele também escreveu uma série de jingles para os meios de comunicação franceses e o " Indicatif Roissy " que precedeu a cada anúncio para o  Terminal 1 do Aeroporto  Paris-Charles de Gaulle até 2005.



Compôs sua primeira grande obra , "Violostries" para violino e fita em 1964 para uma coreografia realizada para Théâtre Contemporain d' Amiens , dirigido por Jacques- Albert Cartier. Durante uma visita à América no final dos anos 1960, ele pesquisou a relação entre música e vídeo e em seu retorno produzido vários vídeos musicais , incluindo l'oeil écoute e L' Écran transparente (1973) durante uma residência no Westdeutscher Rundfunk na Alemanha. Na década de 1970 Parmegiani se envolveu com performances ao vivo de jazz e tocou com a banda Third Ear , em Londres.
Nesta época, ele também começou a escrever peças acusmáticas para o desempenho na sala de concertos. Os exemplos são "Captura éphémère" de 1967, que trata da passagem do tempo, e "L' Enfer" (1972) , uma colaboração com o compositor François Bayle , com base na "Divina Comédia"  de Dante.
Em 1992 Parmegiani deixou o GRM e montou o seu próprio estúdio em Saint Rémy.  Em abril de 2010 ele participou do  júri no sexto Qwartz Music Awards eletrônicos, um projeto de promoção e grupo de apoio para artistas da música eletrônica. Parmegiani tem sido citado como uma grande influência por experimentalistas mais jovens, como Aphex Twin , Autechre e Sonic Youth .  Bernard Parmegiani participou como compositor nos  festivais do All Tomorrow em 2003 e 2008.


Nosso proximo texto seá sobre o compositor italiano Bruno Maderna. Aguardem!!!

Um abraco e ate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.