segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Maderna - do pop ao Clássico Contemporâneo

Ola!

Bruno Maderna (1920-1973), Maestro e Compositor  Veneziano (Italia), começou como  violinista e aos doze anos estreia como Regente no La Scala.  Em 1935  Maderna foi redirecionado por fascistas italianos, que enviaram como  exemplo de criança talentosa para visitar as capitais da Europa como um símbolo da superioridade fascista.
 Formou-se em composição no Conservatório de Roma aos 20 anos.  A carreira foi interrompida pela segunda Grande Guerra, quando foi convocado para o exercito de Mussolini. Em 1943 Maderna  abandona o exercito e em 1945  aparece lutando do lado dos aliados.  No fim da guerra , Malipiero ajudou Maderna a conseguir  um emprego de professor no Conservatório de Veneza. Ele complementava sua renda fazendo transcrições de música barroca para a editora G. Ricordi , compondo melodias pop e criando dezenas de trilhas para  rádio e algumas para  filmes italianos. Em 1948 Maderna fez uma aula de regência com o legendário Maestro Hermann Scherchen. Nessa  epoca conhece Wolfgang Steineck - fundador do festival de Darmstadt e Luciano Berio. Com este último, após deixar o Conservatório de Veneza,  funda o estúdio Fonologia Musicale da RAI em 1955, uma grande instalação de música eletrônica que sediou compositores como John Cage, Francesco Donatoni , Henri Pousseur , Niccolò Castiglioni , Luc Ferrari, e outros.


Muda-se para os Estados Unidos nos anos 60, para assumir a direção  da Orquestra Sinfônica de Chicago. apareceu com freqüência com a Juilliard Ensemble, e foi diretor musical durante dois anos no Centro de Berkshire Music, em Tanglewood . Ele também passou uma grande parte do tempo no estúdio de gravação e produziu muitos álbuns de multa de música contemporânea , embora, como Maestro,  Maderna foi igualmente bem conhecido por conduzir as sinfonias de Mahler e outros.


Talvez isso teve algum efeito sobre a personalidade de Maderna como compositor. Talvez esta seja a explicação do porque ele tenha deixado de lado para sempre a estética de série realizada no Festival Darmstadt e seu colega Pierre Boulez . Nesta fase  Maderna mostra-se experiente como podemos notar em sua ópera Satyricon (1973) , na peça orquestral Quadrivium (1969) , e na  série  Hyperion ( 1964-1973 ).



Durante os ensaios de "Satyricon", com o diagnostico de cancer no pulmao, Bruno Maderna falece aos 53 anos. "Satyricom" estreou em 1973. Mesmo que ate  hoje  seja pouco lembrado nos Estados Unidos, é considerado um dos melhores compositores europeus do pós-guerra.



Continuaremos a seguir com o último dos quatro vanguardistas selecionados nestes textos. Será a vez do Britânico  Trevor Wishart

Umabraco e ate!

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