segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cinema e Fantasia: o início - Parte Um

Olá!

Já ouviu falar em Georges Méliès?  Não. Méliès foi um ilusionista francês que utilizava recursos fotográficos
mundos fantásticos. Fui um percursor do cinema e considerado o "pai dos efeitos especiais". Filmou mais de 500 películas e construiu o primeiro estúdio de cinema europeu. Foi o primeiro cineastaa utilizar o storyboard para projetar suas cenas.
Estudou no Lycèe Michelet até ser bombardeada na guerra Franco-Pruciana, Foi estudar, então no Liceu Louis le-Grand. Em suas memórias Méliès enfatiza a educação dormal que teve, embora haja contestações disto nos primórdeos de sua trajetória como cineasta. Reconheceu que seus instintos artísticos geralmente compensavam os intelectuais "incapases de produzir qualquer coisa artística" Enquanto refletia sobre uma composição francesa ou um verso latino, fazia caricaturas dos professores, ou retrato dos colegas, ou  um palácio fantasioso, ou,ainda, uma paisagem original que já apareciam como um conjunto teatral. Começou a contruir teatro de marionetes de papelão aos dez anos, já adolescente criava marionetes sofisticadas. Formou-se no Lycèe Louis le-Grand em 1880. Mesmo trabalhando na fabrica da família (de sapatos) Mèliès continuou com interesse pela mágica o que o levou ao Teatro Robert-Houndin e a estudar espetáculos de mágica com Emile Voisini.
 Em 1888, o pai de Méliès se aposentou, georges vendeu sua parte na fábrica para os irmãos e junto com o dote da esposa comprou o Teatro Robert-Houdin, do famoso ilusionista Jean-Eugène Robert-Houdin. Como proprietário do teatro Robert -Houdin , Méliès começou a trabalhar mais nos bastidores do que no palco. Sob sua liderança, ele atuou como diretor, produtor , escritor, conjunto e figurinista , bem como inventor de  muitos dos truques mágicos. Junto com truques de mágica, performances incluído pantomimas de fadas, um autômato que cai em intervalos de desempenho , lanterna espectáculos de magia e efeitos especiais , tais como : queda de neve e raios. Em 1895, Méliès foi eleito presidente da Chambre Syndicale des Artistes ilusionistas .
Em 1895 assitiu a primeira exibição de filmes dos irmãos Lumiere, fica facinado, tenta comprar uma das câmeras deles, mas não conseguiu.
A carreira de Cineasta de  Méliès começou quando comprou um protótipo de cinematógrafo do inglês, Robert William Paul. Ficou tão entusiasmado que saiu gravando cenas do cotidiano de Paris.  Um dia a câmera parou e quando ele voltou a filmar as pessoas estavam se mexendo diferente a esse truque de filmegem ele deu o nome de stop action, Georges Méliès criou outros truques como a "perspectiva forçada", "multiplas exposições" e a baixa e alta  velocidade. Em "A viagem a Lua" ( Le voyage dans la lune" - 1902) ele usou a multipla  exposição como efeito especial no filme.



Em setembro de 1896, Méliès começou a construir um estúdio de cinema em sua propriedade em Montreuil , nos arredores de Paris. O edifício principal do palco foi inteiramente feito de paredes de vidro e tetos , de modo a permitir a exposição solar por cima e suas dimensões foram ideenticas as do Teatro Robert -Houdin. Nesse mesmo ano realiza 78 filmes e no anoseguinte mais 53. nessa época filmou vários gêneros de filmes (documentários, dramas, comédias contos de fadas...) que seriam seus gêneros mais conhecidos.



Méliès fez apenas 30 filmes em 1898 , destinava-se a Sua Obra Tornando-se mais ambicioso e elaborado. Seus filmes incluem a reconstrução histórica do naufrágio dos  USS Maine ("Guerre de Cuba et l'explosion du maine à La Havane") e o filme "La Lune à un Mètre".  Neste filme Méliès desempenha um astrônomo que tem a lua , porque seu laboratório para transformar e demônios e anjos para visitá-lo


Realizou também sátiras religiosas como em "A tentação de Santo Antonio", onde uma estátua de jesus se transforma em uma sedutora mulher interpretada pela atriz Jeanne DÁlcy (foto abaixo). Ele experimentou com sobreposição aussi Onde ele atores do filme em um fundo preto, em seguida, voltar o filme através da
câmera e expor as imagens novamente para criar uma dupla exposição . Esses filmes incluído A Caverna dos Demônios , todos os que em fantasmas transparentes assombrar uma caverna , e as quatro cabeças problemático, Méliès remove todos os que, em sua própria cabeça três vezes e cria um coro musical.
 Georges Méliès  continua a experimentar truques de filmagem e em 1899 faz um filme de terror: "Cleopatra".  O filme não é uma reconstrução histórica da rainha egípcia e em vez retrata a mãe dela sendo ressuscitada nos tempos modernos. Acreditou-se que Cleópatra era um filme perdido até que um exemplar foi descoberto em 2005, em Paris. No mesmo ano de 1899 fez filme sobre o caso Dreyfus - que foi palco de uma confusão na projeção, com os espectadores discutindo sobre o caso cada qual de um lado da história.
Naquele ano Méliès fez o conto de fadas Cinderela, com sete minutos de duração, 20 cenas e um elenco de mais de 35 pessoas, incluindo Bernon Bleuette no papel-título . O filme foi muito bem sucedido em toda a Europa e nos Estados Unidos , apresentado  principalmente em feiras e salões de música . Distribuidores de filmes americanos: como Siegmund Lubin viram  especialmente a necessidade de um novo material para mostrar  tanto para o seu público como  para combater o monopólio crescente de Edison. Filmes de Méliès foi particularmente populares, e Cinderela foi muitas vezes exibido como atração principal mesmo anos após  lançamento nos EUA , em dezembro de 1899.
No ano seguinte realizou 33 filmes de 13 minutos, incluindo "Joana D'arc", encarnada por Bleuette Bernon. Outro filme notável foi O Sonho de Natal, um dos primeiros filmes a usar efeitos especiais para retratar o presépio do nascimento de Cristo.Em 1901, o sucesso de seu filmes continua. O destaque vai para "O Bramane e a Borboleta", onde a lagarta se transforma numa linda mulher No "Barba Azul", que é um bom exemplo para otécnicas como o paralelo transversal, cortes e jogos com atores se deslocando em cena. Em 1902, Méliès começou a experimentar com o movimento da câmera para criar a ilusão de um tamanho de caracteres mudando. Ele alcançou esse efeito " Avançando a câmera para a frente " em uma cadeira com sistema de polias , Tudo foi feito para permitir que o operador de câmera pudesse ajustar com precisão o foco e para  ajustar a posição do ator no quadro , conforme necessário. Por exemplo como quando a estátua da satanás cresce para assustar  Julieta de William Shakespeare e então encolhe quando a Virgem Maria vem para frente. . Este efeito foi usado novamente em O Homem da Cabeça de borracha em que você expande sua própria cabeça em proporções enormes . Esta nova experiência, junto com os outras que ele tinha aperfeiçoado ao longo dos anos , usou em seu mais conhecido e amado filme "A Trip to the moon" ("A viagem a lua" - 1902)


O Filme fez tanto sucesso, inclusive em cores (pintado artesanalmente), que ocorreu uma grande pirataria dele, o que fez que Méliès abrise um escritório em New York para fiscalizar e coibir a pirataria. Em 1903 fez "Fairyland: um reino de fadas, filme considerado o mais intensamente poético do cineasta, com 18 cenas e 30 partes. O Los Angeles Times chamou Expirado o filme " uma interessante exposição dos limites do fazer Moving Picture. Tudo que pode ser realizado nas mãos de especialistas equipados com tempo e dinheiro para realizar os seus dispositivos. " Fairyland teve um faturamento maior do que "Viagem a lua". Neste mesmo ano realizou "The melomaniac" (abaixo) e "Fausto no Inferno".  O filme é vagamente baseado em uma ópera de Hector Berlioz , que da emnos atenção a história e muito mais para os efeitos especiais , que representam uma turnê do inferno. Estes incluem jardins subterrâneos , paredes de fogo e paredes de água.  Em 1904, ele fez uma sequela, Fausto e Marguerite . Desta vez, o filme foi baseado em uma ópera de Charles Gounod . Méliès criou uma versão combinada dos dois filmes que iria sincronizar -se com as principais árias das óperas . Ele continuou nesse caminho e em 1904, fez  "O Barbeiro de Sevilha".



A maior produção de George Méliès, em 1904, foi "Le Voyage à travers l'impossible", um filme parecido com "a viagem a lua", mas sobre um professor de geografia e que viaja ao redor do mundo.



Em 1904, o Folies Bergère diretor Victor Cottens convidou Méliès para criar um filme de efeitos especiais para ser incluído em seu teatros. O resultado foi a viagem de automóvel aventureiro , uma sátira de Leopoldo II da Bélgica . O filme foi exibido no Folies Bergère , mas antes disso  Méliès começou a vendê-lo como uma produção Star- Films.  No final de 1904, Thomas Edison processou a empresa norte-americana de produção Paley & Steiner sobre a violação de direitos autorais de filmes que tiveram histórias, personagens como filmes Edison que fizeram .No ano seguinte realizou 22 filmes e fez uma comemoração especial no Teatro Robert-Houdin pelo 100° aniversário do famoso ilusionista Houdin. Realizou filmes em colaboração com  Victor Cottens sites Abebooks. Fez 18 filmes em 1906, mas começou a perder a popularidade emudou a temática para filmes de crime e para a família. Até o final de 1905 o preço de vedas dos seu filmes fram cortados em 20%, tudo para aumentar as vendas.

É isso! Eis a primeira parte sobre  Georges Méliès. Em breve a segunda parte.

Um abraço e até!

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