quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cinema e Fantasia: O início-Parte Dois

OLá!

No última postagem estávamos no ano de 1905 na saga do nosso herói, Georges Méliès, vamos continuar a partir deste ponto.  Victor de Cottens pede colaboração a Méliès para o Théâtre Châtelet em  "The Merrry Deeds of satan" (algo como "As divertidas peripécias de satan", em tradução livre). Ele fez dois filmes, "The Space Trip" e "The Cyclone". Neste mesmo ano foi comemorado o centenário de Robert Houdin e o  Théâtre Robert -Houdin criou uma celebração especial , incluindo o primeiro truque novo de Méliès em vários anos , "Os fenômenos do espírito". Ao mesmo tempo , ele foi novamente remodelar e ampliar seu estúdio em Montreuil através da instalação de luz elétrica  e comprar roupas de outras fontes. Méliès fez 22 filmes em 1905 , incluindo a aventura "The Palace of Arabian Knights" e "The féerie Rip's Dream" , com base no "Rip Van Winkle", ópera de Robert Planquette . Ele fez dezoito filmes em 1906 , incluindo uma versão cinematográfica de As divertidas peripécias de Satanás" e "A Bruxa". Como já mencionamos na postagem anterior como os filmes de Méliès começaram a perder público, Gaston Méliès reduziu o preço de vendas das películas.



Em 1907 Georges Méliès criou três novas ilusões para o Théâtre Robert Houdin e realizou mais dezenove filmes, incluindo uma paródia a "Vinte mil léguas submarinas" de Julio Verne e uma versão curta de "Hamelet". Alguns críticos acreditavam que a carreira de Méliès estava em declínio, o uso de velhas fórmulas e uma resistência as novas tendências.
Em 1908, Thomas Edison criou a Motion Picture Patents Company como uma forma de controlar a indústria cinematográfica nos Estados Unidos e na Europa. As empresas que aderiram ao conglomerado foram Edison, Biograph , Vitagraph , Essanay , Selig , Lubin , Kalem , American Pathé e Star Film Company de Méliès , com Edison como presidente do coletivo. A Star Films foi obrigada a fornecer o  1000 metros de filme por semana. Méliès fez 68 filmes naquele ano , a fim de cumprir a obrigação. Gaston Méliès também criou a Méliès Manufacturing Company , seu próprio estúdio em Chicago , que ajudou seu irmão cumprir a imposição de Edison. No entanto, Gaston não produziu filmes em 1908. Neste ano Georges Méliès  fez um de seus filmes mais ambiciosos: "Humanity Through the Ages" algo como"A história da humanidade através dos tempos". Filme pessimista  que conta a história dos seres humanos, de Caim e Abel, para a Conferência de Paz de Haia de 1907. O filme não fez sucesso, mas Méliès estava muito orgulhoso de sua obra, mais do que em toda a sua vida.
No início de 1909 Méliès parou de fazer filmes e, em fevereiro, ele presidiu a primeira reunião do Congresso Internacional de Cineastas em Paris. Como outros, ele estava descontente com o monopólio que Edison tinha criado e quis revidar. Os resultados da reunião foram a um acordo não para vender filmes , mas apenas para arrendá-los para os contratos de quatro meses e apenas  para os membros da sua própria organização e adotar um filme de perfuração contagem padronizada em todos os filmes. Méliès estava descontente com a segunda decisão, já que a maioria de seus clientes eram feirantes e l proprietários de teatros que se opunham a isso. Em um folheto de parque de diversões Méliès é citado como dizendo, " Eu não sou uma empresa , eu sou um produtor independente". Enquanto isso, entre 1909 e 1912, Gaston Méliès criou empresas para fazer filmes e cunprir a determinação de Thomas edison. gaston fez 133 filmes neste período, a maioria de faroeste.
Georges Méliès volta  a fazer filmes e entre 1910 a 1912 realiza 20 películas incluindo "Whimsical Illusions",  "A conquista do polo Norte"(1912) e "As Aventuras do Barão Munchausen" (1911)



Méliès fez um acordo com Charles Pathé , que acabaria por destruir sua carreira cinematográfica, aceitou uma grande quantidade de dinheiro para produzir filmes e  Pathé Frères iria editar e distribuir. Pathé também realizou a escritura de casa de Méliès e seu estúdio Montreuil , como parte do negócio. Méliès começou imediatamente a produção de filmes mais elaborados como "As Aventuras do Barão Munchausen". Apesar de esses tipos de filmes fazerem enorme sucesso há uma década, agora foram um fracasso financeiro.
Em 1912, realizando filmes com temática baseada em eventos reais como a conquista do polo norte e a conquista de Amundsen do polo sul, Méliès usava ainda efeitos fantásticos em seus filmes que não mais agradavam ao público.


Um dos últimos filmes de Méliés foi "Cinderela", com 54 minutos, que Pathé contratou Ferdinand Zecca (antigo concorrente de Georges) para editar e reduzir a produção para 33 minutos. Vários outros filmes também foram editados em seu tempo. Em 1913, Georges Méliès rescinde o contrato com Pathé. Com o início da primeira Grande Guerra Pathé não pode tomar a casa e o estúdio de Méliès, que parou de fazer filmes. Méliès em suas memórias atribui o fracasso a guerra, a sua incapacidade de se adaptar ao regime de aluguel de filmes. neste mesmo ano morre a primeira esposa, Eugénie Génin de Méliès  deixando  Georges sozinho com seu filho, André, de 12 anos. Gaston Méliès volta a europa e em 1915 morre. O Exécito Francês confiscou 400 cópias de originais da Star Films durante a guerra, para derretê-los e recuperar sua celulóide e conteúdo de prata. Entre outros recursos , o exército usou as matérias-primas dos filmes de Méliès para fazer saltos das botas e sapatos.  Méliès deixa paris por vários anos e volta em 1917. Nesse tempo o Teatro Robert-Houdin fechou por um ano e o prédio principal de seu estúdio foi transformado em hospital pelo exército francês. No segundo estúdio da sua produtora ele faz um palco e realiza 24 shows até 1923. Nesse mesmo ano o  Théâtre Robert -Houdin foi demolido.Também nesse  mesmo ano, Pathé foi finalmente capaz de assumir Star- Films e o estúdio Montreuil . Num acesso de raiva , Méliès queimou pessoalmente todos os negativos de seus filmes que ele tinha guardado no estúdio Montreuil, assim como a maioria dos cenários e figurinos . Como resultado, muitos de seus filmes não existem hoje. No entanto, pouco mais de 200 filmes de Méliès foram preservados e estão disponíveis em DVD.



Depois desse fiasco Georges Méliès, com ajuda de amigos, firma-se como comerciante numa pequena loja na estação de Montparnasse - em paris. casa-se com sua amante e atriz Jeanne D'Alcy em 1925.
No final da década de 1920 vários jornalista se interessaram sobre a vida e obra de Méliès e em 1929 sua obra ganhou uma retrospectiva no Salão Pleyel. Em 1931 foi condecorado com a  Légion d' Honneur e foi chamado por Louis Lumière de "o criador do espetáculo cinematográfico".
Em 1932, a Sociedade de Cinema arranjado um lugar para Méliès , sua neta Madeleine e Jeanne d' Alcy no La Maison du Retrait du Cinéma , lar de idosos da indústria cinematográfica em Orly. Méliès disse ficar aliviado por não faltar teto nem comida em sua vida.
Méliès trabalhou com vários diretores mais jovens em roteiros para filmes que nunca acabaram sendo feito , entre eles uma nova versão do Barão Münchhausen com Hans Richter e outro que  era para ser intitulado "Le Fantôme du métro" (algo como "O fantasma do Trem") com Henri Langlois, Georges Franju , Marcel Carné e Jacques Prévert . Méliès também atuou em um alguns anúncios com Prévert em seus últimos anos .Langlois e Franju,  Méliès e René Clair  alugam, em 1936,  um prédio abandonado na propriedade da casa de repouso Orly para armazenar sua coleção de cópias de filmes .A chave do prédio é dada a Méliès e ele se torna, então,  o primeiro curador do que viria a ser a Cinémathèque Française.



 Embora Méliès não mais realizou outro filme depois de 1913 ou encenou uma outra performance teatral depois de 1923 , ele continuou a desenhar, escrever e aconselhar filme mais jovem e admiradores de teatro até o fim de sua vida.
No final de 1937 Méliès ficou muito doente e Langlois conseguiu para que ele fosse admitido no Hospital Léopold Bellan em Paris. Langlois  e Franju visitaram Méliès pouco antes de sua morte. Quando eles chegaram, Méliès mostrou-lhes um de seus últimos desenhos de uma garrafa de champanhe com a cortiça aparecendo  e borbulhando . Ele então lhes disse: " Riam meus amigos, riam comigo porque eu sonhei os seus sonhos". Méliès morreu de câncer em 21 de Janeiro 1938 e foi enterrado no Cemitério Père Lachaise.


Nos dias de hoje podemos ver duas grandes citações sobre a vida deste cineasta genial, são o livro "Hugo" de Brian Selsnick que deu origem ao filme Homônimo de Martin Escorcese em 2007 ( aqui no Brasil saiu com o título de "A Invenção de Hugo Cabret"), com roteiro de John Logan e co-produzido por Grahan King's GK Films e Johnny Deep, estrelado por Asa Buterfield, Chlöe Grace Moretz, Jude law e Ben Kinksley.

Um abraço, bons sonhos e até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.