quinta-feira, 21 de julho de 2011

Einstein no Brasil

Olá!

Não, Albert Einstein está morto, foi no ano de 1955, mas em 1925 veio ao Brasil. Einstein fez uma viagem à América do Sul, em 1925, visitando países como Argentina, Uruguai e também o Brasil.  Além de fazer conferências científicas, visitou universidades e instituições de pesquisas. O navio que o trouxe ao Brasil foi o Cap Polonio. Ficou hospedado no Hotel Glória  gostou da goiaba, servida no café da manhã. Em 21 de março passou pelo Rio de Janeiro, onde foi recebido por jornalistas, cientistas e membros da comunidade judaica. Visitou o Jardim Botânico e fez o seguinte comentário, por escrito, para o jornalista Assis Chateaubriand"O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil". Tal afirmação dizia respeito a uma observação do eclipse solar registrada na cidade cearense de Sobral por uma equipe de cientistas britanicos, liderada por Sir Arhur Stanley Eddington, que buscava vestígios que pudessem comprovar a Teoria da relatividade, até então mera especulação.
No primeiro dia de maio, em direção ao Rio de Janeiro, no navio Valdívia. Desembarcou novamente no Rio de Janeiro em 4 de maio. Nos dias seguintes percorreria vários pontos turísticos da cidade, incluindo o Pão de Açúcar. o Corcovado e a Floresta da Tijuca. As anotações de seu diário ilustram bem suas percepções quanto à natureza tropical do local.  No dia 6 de Maio, visitou o então Presidente da Re´´ublica, Artur Bernardes, além de alguns Ministros.
Eienstein,no Instituto Oswaldo cruz
Seu programa turístico-científico no Brasil incluiu diversas visitas a instituições, como o Museu 
Nacional, a Academia Brasileira de Ciências e o Instituto Oswaldo Cruz, e duas conferências: uma no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e a outra na Escola Politécnica do Largo de São Francisco, atua Escola Politécnica da UFRJ.
Através de ondas da Rádio Sociedade (atual Rádio MEC), criada em 1923, Einstein proferiu em alemão uma mensagem à população, que foi traduzida pelo químico Mário Saraiva.  Nesta mensagem, o cientista destacou a importância dos meios radiofônicos para a difusão da cultura e do aprendizado científico, desde que sejam utilizados e preservados por profissionais qualificados.

Einstein deixaria o Rio no dia 12 de maio. Essa sua visita foi amplamente divulgada pela imprensa e influenciou na luta pelo estabelecimento de pesquisa básica e para a difusão das ideias da física moderna no Brasil.  Deixando o Rio, o já famoso físico alemão enviou, do navio, uma carta ao Comitê Nobel. Nesta carta, sugeria o nome do Marechal Cândido Rondon para o Nobel da Paz.

HISTÓRIA:
Heróstrato  foi um incendiário grego, responsável pela destruição do Templo de Diana em Éfeso, na atual Turquia, considerado uma das Sete Maravilhas da Antiguidade, por volta de 20 de julho de 356 a.C. O templo, construído em mármore, era considerado um dos mais belos de cerca de trinta santuários construídos pelos gregos para honrar a sua deusa da caça, da vida selvagem e do nascimento. Tinha 130 metros de comprimento, sendo mantido em pé por colunas de 18 metros de altura. Segundo a história, seu único desejo era conseguir fama a qualquer preço. Disse Valério Máximo: "Descobriu-se que um homem havia planejado incendiar o templo de Ártemis em Éfeso, de maneira que pela destruição do mais belo dos monumentos, seu nome seria conhecido no mundo inteiro". Longe de tentar furtar-se à responsabilidade de seu ato enlouquecido, Heróstrato alegou com orgulho o seu feito, para imortalizar seu nome na história. Para que futuros
aventureiros fossem desencorajados, as autoridades de Éfeso não apenas o executaram, mas também o condenaram a uma posteridade obscura, através da proibição da menção de seu nome pelas gerações futuras, sob pena de morte. Isto não impediu que Heróstrato conseguisse sua meta, no entanto, já que o historiador Teopompo registrou o evento e o seu perpetrador na história.


RAPIDINHAS:

* Pelo segundo dia consecutivo as ações da Gafisa (GFSA3) subiu e fechou o pregão de hoje em R$ 7,61. O índice Bovespa fechou em 1,93%, a maior alta desde dezembro de 2010.

* O líder líbio Muammar Gaddafi descartou na quinta-feira a possibilidade de negociar com os rebeldes que tentam derrubá-lo, gerando dúvidas sobre as chances de sucesso do Ocidente em mediar um fim para o conflito.

* A nova versão do sistema operacional da Apple, o Mac OS X Lion, foi lançado ontem e segundo a companhia já foi baixado um milhão de vezes. Esta é a adoção mais rápida de um sistema operacional da Apple, relatou a empresa. 

O novo satélite, detectado em imagens do Telescópio Espacial Hubble, é o quarto a ser encontrado em torno daquele planeta-anão. A nova lua, batizada provisoriamente de P4, tem um diâmetro estimado entre 13 km e 34 km, o que é considerado bastante pequeno.

* O Fluminense apresentou nesta quinta-feira seu trio de reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro. Além dos argentinos Martinuccio e Lanzini, o time tricolor trouxe o atacante Rafael Sobis


Um abraço e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.