segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011

Olá!


A "Festa do Cinema", para mim é sempre chata, piadas que não é para Brasileiro ver. Claro é uma "festa" eminentemente americana (Blah!). Como não durmo cedo, fico vendo e  me rasgando por dentro, não pelos vestidos "maravilhosos", ou por que esta ou aquela atriz apareceu, ou ator, diretor, etc. Se metade do dinheiro gasto nas roupas e na "festa" fossem doados para as milhões de crianças com fome no mundo seria melhor utilizado.
Um filme que fale sobre os problemas dos estadudinense ganhar um prêmio não é inesperado - é patriotada. É uma maneira de dizer que a arte é politicamente engajada. Como eu não tinha nenhum "favorito", quem ganhou, ganhou e pronto. O que me irrita são alguns comentários da transmissão brasileira. Claro que em especial  as críticas de Rubens Edwald Filho. O prêmio de melhor curta-metragem ao ser entregue Edwald Filho comenta jocosamente sobre o diretor e o filme, "God of Love",  algo como se  fosse uma droga e o diretor um bobalhão e... compara-o a Wood Allen. Meu sangue subiu. Como ser comparado a Wood Allen pode ser algo ruim? "Seu Rubens" está de brincadeira comigo. Allen é um Gênio. Melhor o rapaz "imitá-lo" do que a alguns diretores abaixo da mediocridade - alguns inclusive ganharam estatuetas no passado.
Mas para minha maior irritação fui ao blogger do dito "Crítico de Cinema" e li o comentário deste sobre o documentário "Brasileiro": "Aliás, não vi muito ânimo em parte alguma, já estamos desacreditando que um dia podemos ganhar. Também o que esperam escolhendo Lula para nos representar. Digo o filme! Será que a Academia não vai acordar e parar de querer mudar e conquistar audiências que não existem mais?"Até concordo com ele que algumas decisões da "Academia" são excruxulas. Mas, espera um pouco, mensagem subliminar em crítica de cinema para mim é nova.  Não discuto se o "Seu Rubens" entende ou não de Cinema, deve, espero. Discuto sim o posicionamento, agora, político. Ele se esqueceu que o País (Brasil, claro!) teve uma melhora fantástica na sua economia desde a entrada do Ex-Presidente Luis Inácio LULA da Silva. Enquanto no mundo aconteceu uma tsumani econômica, no Brasil passamos por uma "marolinha", como declarou certa vez o Ex-Presidente. "Seu Rubens" contenha-se. Fique na área de cinema, não se meta em política que o senhor desconhece muito dela.
Quanto ao prêmio de melhor documentário, outra patriotada. Mas convenhamos, um filme que versa sobre o trabalho artístico realizado por Vik Muniz com os catadores de lixo do Aterro de Gramacho é outra brincadeira. Quem se importa com  o que acontece no Aterro de Gramacho? E com as pessoas que trabalham lá? Como dizem os Ecologistas; nós jogamos o lixo fora e não queremos saber o que é feito dele. Precisamos de uma política para melhorar ainda mais a condição das pessoas neste nosso Brasil.O nível de pobreza diminuiu muito mas é preciso continuar o trabalho. Fazendo um parêntesis no Oscar - Quem sobrevive com um salário de 545 Reais? Uma proposta: os candidatos a qualquer cargo político, seja executivo ou legislativo, deveria passar por um teste - sobreviver com um salário mínimo por seis meses, se conseguissem, se não ficassem endividados, ou morressem de fome estavam preparados para concorrer ao pleito. Fecha parêntesis.
Voltando ao Oscar, Por último Os chamados "prêmios técnicos" é o cacete. O que seria dos filmes do Spilberg ("Contatos Imediatos...", "ET", a saga "Guerra nas Estrelas"), do Pettersen ("Inimigo meu", "Avatar", Titanic") se não fossem os Técnicos de som, imagem, luz, montagem, mixagem, efeitos sonoros e visuais? Alguns da imprensa, notadamente a Globo - que citou os Prêmios da técnica exatamente assim no site  G1: "Os chamados Prêmios técnicos..." Um menosprezo lamentável, um erro absurdo da reportagem que é creditada "do G1, em São Paulo". Quem?!?!?!?!? A premiação foi justa. O som de "a Origem" é excelente, bem mixado, tudo justo, não há sobreposição de música ou efeito sobre as vozes dos atores e atrizes, sobe som sobe e desce na hora certa, não tem os exageros costumeiros da ficção científica. Parabéns aos TÉCNICOS  de "A Origem"

Um Abraço e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.