terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Belicosidade Americana

Olá!

Todos conhecemos  a ganância exploratória dos Estados Unidos, guerras são criadas, com pretestos frágeis, como tal país acolhe terroristas, ou ainda tem armas nucleares, ou o próprio povo de tal ou qual país é considerado terrorista. Várias nacionalidades estão entre elas como a Arábica, Iraniana, Cubana, venezuelana, ou então o carater religioso como dos  Muçulmanos.
Especificamente Cuba, que tem um "ditador", que o povo sofre miséria econômica e política por lá. Mas qual é o interesse político e econômico estadudinense por Cuba? Um exemplo de desde quando há interesse americano pela Grande Ilha sempre me chamou a atenção. Mas o fato que vou relatar, ou melhor, cunhado no Discovery Chanel me chamou a atenção pela data. 15 de fevereiro de 1898. segue o relato.



Em 15 de fevereiro de 1898 ocorreu uma enorme explosão de origem desconhecida afunda o cruzador de batalha USS Maine no porto de Cuba, Havana, matando 260 dos 400 tripulantes americanos a bordo.
Um dos primeiros encouraçados norte-americano, o Maine pesava mais de 6.000 toneladas e foi construído ao custo de mais de US $ 2 milhões. Aparentemente em uma “visita amigável”, o Maine foi enviado a Cuba para proteger os interesses dos americanos lá, depois de uma rebelião Cubana contra o domínio espanhol começou em Havana em janeiro.

Um oficial dos Tribunal de inquérito Naval dos estados

Unidos determinou em março, daquele ano, que o navio foi destruído por uma mina, sem diretamente colocar a culpa na Espanha.
Grande parte do Congresso e da maioria do público americano duvidou que a

Carga da Cavalaria primeiro e décimo
2 ª Brigada, Divisão de Cavalaria em
Cuba, 1898
Tela de Howard Chandler Christy
Espanha fosse responsável, apelando a uma declaração de guerra. Após fracassos diplomáticos para resolver a questão Maine, Os Estados Unidos indignados também com a repressão brutal da rebelião cubana pelo governo Espanhol, que causou perdas dos investimentos norte-americano, levou à eclosão da Guerra Hispano-Americana, em abril de 1898.
Em três meses, os Estados Unidos haviam derrotado as forças espanholas na terra e no mar, e em agosto um armistício interrompeu a luta. Em 12 de dezembro de 1898, o Tratado de Paris foi assinado entre os Estados Unidos e Espanha, terminando oficialmente a Guerra
Soldados americanos hasteia Bandeira do EUA em Guantanamo 1898
Hispano-Americana com a conquista dos Estados Unidos do seu primeiro império ultramarino com a cedência de antigas possessões espanholas tais como Porto Rico, Filipinas e Guantanamo.
 



Em 1976, uma equipe de pesquisadores americanos da Marinha concluiu que a explosão do Maine foi provavelmente causado por um fogo que acendeu o local onde guardava-se as munições, não por uma mina espanhola ou ato de sabotagem. 



Depois deste relato, cada um tire suas conclusões.

Um abraço a até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.