sexta-feira, 13 de maio de 2016

Wardruna

Olá!

Viajamos hoje até a Noruega para conhecer o Projeto Warduna, do músico Kvitrafn (ex-baterista da banda de Black Metal  Gorgoroth ).



Kvitrafn é o nome artístico de Einar Selvik que além de participar da Gorgoroth e outras bandas fundou o Projeto Wardruna - um projeto de música Folk baseado nos mitos nórdicos e no misticismo das Runas. O Objetivo é recriar o poder do ritual Rúnico de Vitkar e Sedikronas. Ritos que existiam há quase MIL anos.  Vitkar é o plural de Vitki, que significa sábio ou quem sabe,  era um feiticeiro e mágico nas sociedades pagãs nórdicas. Poderia ser homens e mulheres, especialistas na tradição da magia rúnica. E Não somente isso mas também teriam a  capacidade de cicatrização como curandeiros. Também estaria ligado ao  xamanismo na época pré-cristã da  Escandinávia medieval, às vezes eram comparados aos profetas e oráculos.



Hagal tem a tradução livre  como:


Hagal (Precipitação)
Haglhrið slær          Queda de granizo
O Projeto Wardruna foi lançado em 2003 e culminou em 2009 no lançamento do Disco Runalijod - gap var Ginnunga, baseado em oito runas: Hagal, Bjarka, Thurs, Jara, Laukr, Kauna, Algir e Dagr. 


Høgg I aks!             As orelhas de cevada
Deyr einn               A morte de um deles
Spirar einn             Vida de outro


As Runas são letras características, usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte, principalmente na Escandinávia, ilhas britânicas e Alemanha (povos germânicos) desde o séc. II e até ao séc. XI. Estes caracteres têm sido encontrados em pedras rúnicas, e em menor número em ossos e peças de madeira, assim como em pergaminhos e placas metálicas. A versão escandinava é conhecida como FUTHARK (derivado das suas primeiras seis letras: 'F', 'U' 'Th', 'A', 'R', e 'K'), e a versão anglo-saxônica como FUTHORC (um nome também com origem nas primeiras letras deste alfabeto). 

As inscrições rúnicas mais antigas datam de cerca do ano 150, e o alfabeto foi substituído pelo alfabeto latino com a cristianização, por volta do século sexto na Europa central e no século onze na Escandinávia. O uso de runas persistiu para propósitos especializados, principalmente na Escandinávia, na área rural da Suécia até ao início do século vinte, utilizado principalmente para decoração e em calendários Rúnicos). Além do alfabeto, a cultura germânica antiga possuía um calendário, em que ano se iniciava no dia29 de junho, que é representado pela runa FEOB.

O Projeto Wardruna tem como componentes os músicos Kvtrafn, compondo as letras e tocando todos os instrumentos, menos o Fidle (uma viola de arco norueguesa), Lindy Fay Hella e Gaahl, nas vozes e Hallvard Kleiveland No Fidle Norueguês. Para mais informações entre no site do Wardruna http://www.wardruna.com/. Para finalizar um pouco mais da música do Wardruna.


Um abraço e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.