terça-feira, 17 de março de 2015

Os Filhos de Deus e as Filhas dos homens

Olá!


Muitos textos desde a antiguidade falam de seres que descem dos céus para visitar a humanidade terrena. Na Bíblia existem várias passagens. São anjos, arcanjos, demônios que vêem à Terra para dar mensagens aos Homens. São carruagens que descem, com seres fantásticos guiando-as.   A mitologia Nórdica fala em sete mundos. Platão, na sua filosofia  revela dois mundos: o das Idéias, o verdadeiro, e a cópia, este mundo que habitamos.




"Quando os homens começaram a se multiplicar, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram belas; e escolheram esposas entre elas (...) quando os filhos de deus se uniram às filhas dos homens elas geraram filhos, estes eram os heróis, tão afamados nos tempos antigos." (Gênesis 6:1-4) "filhos de deus" é uma expressão usada na Bíblia para mencionar os anjos. Os "anjos" então, desciam dos céus para fazerem sexo com as mulheres ("as filhas dos homens"). descer aqui também pode ter uma explicação moral, seriam os "anjos decaídos"? Esse momento da vida humana é tratado mais especificamente nas tradições Hebraicas, em particular no Livro de Enoque. Esse livro não se encontra na Bíblia Ocidental, mas na Igreja Católica ortodoxa Etíope. Mas no ocidente é considerado um dos Evangelhos Apócrifos. Eis o que diz sobre este episódio entre Filhos de deus e as filhas dos homens:

"E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhes filhas, elegantes e belas. E quando os anjos, ou sentinelas, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: vide, selecionamos para nós mesmos esposas, cada um escolhendo por si mesmo, as quais eles começaram a abordar, com as quais coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos (...) E as mulheres conceberam." (Enoque 7:1-10)

Os filhos de Deus a que se refere no Livro de Enoque são os chamados anjos rebeldes, que perdem a sua condição no céu  para conviverem com as mulheres terrenas. Enoque mais tarde é levado "aos céus" para interceder pelos "anjos", mas deus os repudia.  Um autor do século terceiro, Commodorius, escreveu: " As mulheres que seduziram os anjos eram de tal lubricidade que agora seus sedutores não desejavam voltar aos céus." de acordo com a Epístola de Judas - o discípulo Judas e não Judas Iscariotes -  (6:6) as sentinelas (ou anjos) "não tinham mantido a dignidade de sua classe".  Ainda no Livro de Enoque, revela-se o número de sentinelas (ou anjos) que decaíram: sete. Em todas as tradições sete é o número dos grandes deuses do sistema solar. Claramente vemos uma codificação na Bíblia envolvendo deuses astronômicos da Grécia e de Roma.

Um abraço e até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.