sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Metaleira anciã!


Olá!

Ela é da família dos metais. Tem grande importância na orquestra sinfônica moderna. Tem 3,7 metros, é enrolada sobre si mesma, ligeiramente cônica e tem uma campânula na extremidade. descobriu de quem escrevo? Não?!?!?

Mais dicas. É utilizada desde a época das cavernas, feita de chifre de animais, quando o Homem dominou a arte dos metais, passou a ser feita de metal. Na Idade Média era utilizada como instrumento nas caçadas. lembrou? Sim, é a trompa. Vários compositores lhe dedicaram músicas como esta Sonata de Beethoven para trompa e Piano.



A trompa era utilizada nas caçadas para comunicação na floresta, mais tarde, como vimos antes, compuseram obras para ela.  Não somente Beethoven, mas Bach e Haendel, como podemos apreciá-la nesta "Música Aquática", de Haendel a seguir.

O trompista não somente tem de ter um bom ouvido, mas saber solfejar com precisão. O Timbre da trompa se assemelha a voz humana. AS trompas aparecem nas dez últimas sinfonias de Haydn e Mozart, em todas as nove de Beethoven, nas quatro de Schumann e de Brahms, bem como nas seis sinfonias de Tchaikovsky e nas nove de Mahler. A partitura da Segunda Sinfonia de Mahler exige nada menos que dez trompas.






A trompa é tão antiga que tem sido encontrada em escavações arqueológicas. mesmo sendo produzida em metal,  inicialmente não tinha válvulas ( aqueles botonzinhos como o trompete, por exemplo), mas o Engenheiro e Compositor Alemão, Gottfreied henry Stoelzel teve a idéia de adicionar válvulas ao instrumento. Isso data de seis de dezembro de 1814. Stoelzel pede permissão ao rei da Prússia, Frederico Guilherme III, a permissão para usar as tropas com válvulas nas bandas militares reais. Apesar disso os compositores demoraram a utilizá-la, preferiam a "trompa de caça"  - que tem um som mais puro. 

A Trompa moderna, hoje, pode tocar todas as notas da escala cromática. ela tem o segundo timbre mais agudo da família dos metais. É afinada em fá, si bemol ou nos dois. A palavra trompa pode ser traduzida em várias línguas: como "corno", em italiano e espanhol, "cor", em francês, "horn", em o inglês e alemão e "hoorn", em holandês. Todas essas traduções significam "chifre" nestas línguas. Bem, ´para terminar este post nada mais justo que um sotaque brasileiro neste instrumento. neste álbum nada menos que 32 trompista londrinos da melhor qualidade interpretam várias músicas - inclusive o nosso "Tico tico no fubá", de Zequinha de Abreu.



Um abraço e até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e suas críticas. Nós agradecemos.